top of page

A inseminação artificial

Vou começar falando sobre o procedimento que me trouxe de presente o meu quarteto.Tive muitas dúvidas quanto às possibilidades de fazer o procedimento, de que forma seria e qual seria o investimento. Estive em três clínicas para buscar mais informações e escolher em qual faria, já que a decisão de fazer uma produção independente já estava tomada. Foi aí que entendi alguns detalhes que eu desconhecia, como a diferença entre inseminação artificial (IA) e fertilização in vitro (FIV).

A IA é feita em casos mais simples, apenas com indutores para ovulação e controle do dia fértil da mulher. O procedimento consiste, basicamente, em introduzir o sêmen coletado diretamente na cavidade uterina, para que a corrida para o óvulo e sua fecundação ocorram naturalmente.

Já a FIV é recomendada para casos mais complexos, quando existe alguma obstrução das trompas, endometriose, entre vários outros aspectos que são avaliados pelos exames solicitados pelo seu médico. Neste caso, a origem da vida se dá fora do corpo da futura mamãe. Após a indução da ovulação, os óvulos são retirados com uma agulha para que possam se juntar aos espermatozoides e assim ocorrer a fecundação para, só então, o embrião ser colocado no útero da mulher.

Após a escolha da clínica, fiz uma bateria de exames para confirmar qual procedimento eu poderia fazer. Foi constatado que meu útero, trompas e tudo mais, estavam perfeitos para uma gestação. O único detalhe apontado pelo Doutor foi que, devido a minha idade, minha ovulação estava um pouco baixa (numa escala de 1 a 4 eu estava no nível 2 de ovulação). Então ficou definido que eu não precisaria fazer a FIV e foi recomendado apenas a IA com medicamentos para indução da ovulação.

Bom, mas qual seria a probabilidade de dar positivo, após todo este investimento de tempo e dinheiro? O Doutor explicou que a probabilidade era de 25%, o que me admirou, pois acreditava ser mais assertivo e acabei ficando com muitas dúvidas se daria certo ou não. Soube de relatos de mulheres que fizeram algumas tentativas sem sucesso o que me deixava mais aflita.

Outra grande preocupação que eu tinha era a possibilidade de virem gêmeos, visto que eu sou gêmea bivitelina e que optei por produção independente, o que dificultaria a criação de mais de um bebê ao mesmo tempo. Conversei com o Doutor sobre este aspecto, e o mesmo informou que no meu caso a probabilidade de ter gêmeos seria de aproximadamente 6%. Então pensei...”é uma probabilidade pequena e não posso deixar de realizar o sonho da minha vida por medo de ter gêmeos. O que for para ser, será”.

Feita a compra/escolha do sêmen, iniciamos o tratamento. Muitas pessoas tem a curiosidade de saber se podemos fazer algum tipo de escolha do sêmen. Sim, podemos escolher algumas características do pai, como cor do cabelo, olhos, profissão, altura, algumas questões de saúde e até a comida preferida do pai (risos).

Fiz o tratamento com os medicamentos indutores e procurei me manter tranquila neste período.

O dia da inseminação chegou e foi muito tranquilo e emocionante ao mesmo tempo. É um procedimento muito rápido, sem dor alguma, mas emocionante por sentir que ali estava sendo plantada uma sementinha que mudaria a minha vida para sempre (só não podia imaginar que não viria apenas uma vidinha linda, mas sim quatro vidas para eu amar).




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page